segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

[Resenha] Garota Exemplar - Gillian Flynn

Olá pessoal, tudo bem com vocês?

Vamos conversar hoje sobre “Garota Exemplar”, que foi meu primeiro livro policial/thriller e eu adorei essa experiência, livro sensacional!

Vamos lá?

Autor (a): Gillian Flynn
Editora: Intrínseca
Ano: 2013
Páginas: 448
Sinopse: “O livro começa no dia do quinto aniversário de casamento de Nick e Amy Dunne, quando a linda e inteligente esposa de Nick desaparece da casa deles às margens do rio Mississippi. Sinais indicam que se trata de um sequestro violento e Nick rapidamente se torna o principal suspeito. Sob pressão da polícia, da mídia e dos ferozmente amorosos pais de Amy, Nick desfia uma série interminável de mentiras, meias verdades e comportamento inapropriado. Ele é evasivo e amargo — mas seria um assassino? Ao mesmo tempo, passagens do diário de Amy revelam um casamento tumultuado — mas ela estaria contando toda a história? Alternando entre os pontos de vista de Nick e Amy, Flynn cria uma aura de dúvidas em que o cenário muda a cada capítulo. À medida que as revelações surgem, fica claro que, se existe alguma verdade nos discursos de Nick e Amy, ela é mais sombria, distorcida e assustadora do que podemos imaginar.

Nick é o assassino. Essa foi a primeira coisa que concluí com os primeiros capítulos, eu tinha certeza de quem era culpado e tudo o que queria saber era o como e porque. Achei que seria fácil saber de tais coisas, e que ao final da leitura nada me surpreenderia de verdade. Com o decorrer dos acontecimentos e das informações reveladas, acabamos percebendo que nem tudo é o que realmente parece. Mas se Nick não matou Amy, quem foi? Será que ela está mesmo morta? Se ela estiver viva, onde ela está? Com a entrada dos capítulos de Amy, começamos a realmente entender o que está acontecendo, e você acaba se surpreendendo de tal forma, que um livro que tinha tudo para ser previsível e chato de se ler, acaba se tornando um daqueles que você não quer largar de jeito nenhum.

Eu realmente me surpreendi com a trama que a autora criou e com o tanto de reviravoltas que acontecem ao longo da narrativa. Foi fantástico acompanhar o desenvolvimento das personagens, e a evolução dos acontecimentos, como tudo estava tão bem entrelaçado e conectado, não há um furo sequer! E as personagens? Muito bem construídos e desenvolvidos, até agora ainda não consigo acreditar que algumas coisas foram feitas, até que ponto um ser humano pode chegar. Muitos atos são revoltantes, de verdade. A personagem que mais gostei foi a Margot, irmã gêmea de Nick, e a que menos gostei foi a Amy, é claro. Nick é meio bundão (não sei se posso falar isso aqui mas.....), é um cara meio sem atitude, só quando as coisas realmente começam a ficar feias , que ele resolve se mexer e tentar fazer alguma coisa.

A caça ao tesouro que Amy organiza todos os anos em seu aniversário de casamento, é coisa de outro mundo, de gente maluca mesmo, ninguém normal se lembraria de tantos detalhes, pois é só lembrando desses mínimos acontecimentos ao longo do ano que você seria capaz de decifrar as pistas. Não conseguiria viver com uma pessoa assim. Mas talvez, só talvez, ela tenha seus motivos, ela teve a sua infância explorada pelos pais que escreveram livros baseados em sua vida, e cada vez que a Amy real fazia algo errado, a Amy dos livros, a Amy Exemplar, ia lá e fazia tudo da maneira correta. Com certeza isso, ajudou a transformar Amy na pessoa (maluca) que ela é.

Recomendo sim o livro, para todo mundo que gosta de um bom livro policial com muitas reviravoltas, e nada previsível. Eu só não gostei do desfecho, óbvio que eu não esperava o que aconteceu mas havia outras formas de encaminhar o final, por isso dei quatro estrelas para o livro e não cinco.



Espero que tenham gostado, deixe aqui nos comentários o que vocês acham!
Até mais, beijos ;*

Luh

Nenhum comentário:

Postar um comentário