quinta-feira, 18 de setembro de 2014

[Resenha] Splintered: O Lado Mais Sombrio - A. G. Howard

Olá, tudo bem com vocês?

Vamos a mais uma resenha aqui do blog? Hoje vamos falar sobre a releitura dark de “Alice no País das Maravilhas”, O Lado Mais Sombrio.


Autor: A. G. Howard
Editora: Novo Conceito
Páginas: 367
Ano: 2014
Estrelas: ***
Sinopse: “Alyssa Gardner ouve os pensamentos das plantas e animais. Por enquanto ela consegue esconder as alucinações, mas já conhece o seu destino: terminará num sanatório como sua mãe. A insanidade faz parte da família desde que a sua tataravó, Alice Liddell, falava a Lewis Carroll sobre os seus estranhos sonhos, inspirando-o a escrever o clássico Alice no País das Maravilhas. Mas talvez ela não seja louca. E talvez as histórias de Carroll não sejam tão fantasiosas quanto possam parecer. Para quebrar a maldição da loucura na família, Alyssa precisa entrar na toca do coelho e consertar alguns erros cometidos no País das Maravilhas, um lugar repleto de seres estranhos com intenções não reveladas. Alyssa leva consigo o seu amigo da vida real o superprotetor Jeb , mas, assim que a jornada começa, ela se vê dividida entre a sensatez deste e a magia perigosa e encantadora de Morfeu, o seu guia no País das Maravilhas. Ninguém é o que parece no País das Maravilhas. Nem mesmo Alyssa...


“ Ás vezes penso que não estou sozinha em minha própria cabeça, que há parte de outra pessoa lá dentro, alguém que me incita a seguir além dos limites”

Alyssa sempre se achou meio estranha, como se não se encaixasse na vida que tinha, e desde de sempre teve uma certa conexão com a natureza, mais em particular, com os insetos. Ao completar 11 anos ela começa a ouvir coisas estranhas e logo acha que está ficando louca pois ouve o que plantas e animais falam. Ela tem certeza que terá o mesmo destino que tantas outras pessoas de sua família: um sanatório. Mas quando ela vai passar mais uma tarde com sua mãe na clínica, após um misterioso incidente com uma mariposa preta, a mais linda mariposa que já viu na vida, percebe que talvez nem tudo que sua mãe e outras mulheres de sua família diziam sobre o País das Maravilhas fosse mentira.

Alyssa vá atrás de respostas, que apenas sua linda mariposa que parece estar sempre ao seu lado vai ser capaz de responder. O ser citado não é apenas um inseto mas sim Morfeu, um lindo garoto meio homem meio mariposa (?), que usa das mais obscuras artimanhas para fazer Alyssa acreditar nele e ir para na toca do coelho e arrumar os erros do passado. Será que a garota vai conseguir?

“ A sensação palpitante em minha mente me incita a ouvir. Aqui neste lugar, onde não tenho mais o ruído das vozes me distraindo [....] Posso compreender aquela palpitação em minha mente. Essa sensação pulsante - sou eu.

No meio disso tudo ainda há Jeb, seu melhor amigo durante a vida toda que é superprotetor mas ao que tudo indica não é correspondida. Mas quando ele vai parar no País das Maravilhas (ou das loucuras, se você preferir), vamos descobrir que nem tudo é o que parece se. Será que Jeb, Alyssa e Morfeu são mesmo o que aparentam?

No geral, o livro é bem cansativo e tem seus altos e baixos, sempre que estava em uma parte espetacular, acontecia algo que deixava a desejar e fazia com que eu tivesse vontade de abandonar a leitura. Em relação ao final, foi razoavelmente bom mas aconteceu tudo rápido demais, algumas coisas poderiam ter sido contadas no meio do livro, quando não havia nada acontecendo. Mas desconsiderando essas partes de marasmo desnecessário, tem algumas cenas que realmente valem a pena. Ao desfecho do livro, estava meio sem sal mas descobri  que há continuação, será uma trilogia na verdade, espero que a autora consiga me surpreender.

Quanto aos personagens, Alyssa é um pouco diferente das protagonistas que estamos acostumadas, óbvio que ela é apaixonada por seu melhor amigo e que convive com um monte de inseguranças, mas é normal em todas garota de 17 anos, não é mesmo? O que me impressiona mesmo é a coragem dela, ela não titubeia em nenhum momento, há sempre coragem em suas atitudes, não importa quais sejam as consequências, e isso me agradou muito.

Jeb é um cara normal, bonitinho e que ás vezes consegue dar uma de herói mas na maioria das vezes ele só faz coisa errada, nunca vi. Dá vontade de espancar o coitado durante a leitura.  Mesmo assim acho que torço para ele, ainda estou em um dilema entre Jeb e Morfeu......

“Ao levantar uma mão ele inclina o chapéu daquele jeito sexy. – Você me quer. Admita.
- Por que eu deveria querer você?
Ele levanta três dedos para contar. – Misterioso. Rebelde. Problemático. Todas as qualidades que as mulheres acham irresistíveis.”

Morfeu........ ah Morfeu. Ele é quase um cara perfeito, se não fosse pelas asas e pela sensação de que ele me passou de que sempre está aprontando alguma, com certeza ele seria o cara perfeito. Por isso estou em um dilema entre o mocinho e o vilão. Provável que o cara mau ganhe, isso sempre acontece comigo.

Espero que a continuação “Atrás do Espelho” que será lançada pela Novo Conceito no final de setembro, me surpreenda de forma positiva, é claro.

Bom pessoal, por hoje é isso.
Espero que tenham gostado, não esqueçam de comentar”

Até mais, beijos ;*

Um comentário:

  1. Oi Luuh,
    Não é de hoje que ouço falar deste livro, a maioria sempre positivamente, só agora que vi alguns pontos negativos em sua resenha, mas confesso que desde o início ainda não me deu vontade de lê-lo, depois quero ver a resenha da continuação!

    Bjos!!

    www.leituravipblog.com

    ResponderExcluir