segunda-feira, 3 de novembro de 2014

[Resenha] FanGirl - Rainbow Rowell

Olá pessoal, tudo bem com vocês?

Hoje vamos falar sobre um dos livros mais fofos que eu já li mas que me decepcionou um pouco em relação ao final.
Vamos lá?

Autor (a): Rainbow Rowell
Editora: Novo Século
Ano: 2014
Sinopse: Cath é fã da série de livros Simon Snow. Ok. Todo mundo é fã de Simon Snow, mas Cath, ser fã é sua vida,  e ela é realmente boa nisso. Vive lendo e relendo a série; está sempre antenada aos fóruns; escreve uma fanfic de sucesso; e até se veste igual aos personagens na estreia de cada filme.
Diferente de sua irmã gêmea, Wren, que ao crescer deixou o fandom de lado, Cath simplesmente não consegue se desapegar.

O livro vai no contar a história de Cath e Wren, irmãs gêmeas , que desde pequenas são alucinadas pela série de livros sobre Simon Snow ( Harry Potter). Cath é a irmã mais acanhada e tímida, não tem muitos amigos e prefere ficar em casa vendo os filmes, lendo ou escrevendo fanfic sobre Simon, do que ir a festas. Wren é totalmente o oposto, alegre e extrovertida, está sempre rodeada de amigos e conversando com alguém, além de adorar ir em festas.

Agora as irmãs vão para a faculdade, uma nova fase na vida delas e enquanto para Cath isso está sendo um verdadeiro tormento, principalmente por que sua irmã não quer dividir o dormitório com ela, para Wren é o que ela mais deseja no momento, conhecer novas pessoas, viver novas experiências, tudo do jeito que ela sempre quis.

A narrativa é em terceira pessoa mas o foco está sempre na Cath, e ela está tendo muitos problemas quanto à  adaptação na faculdade, dividir o dormitório com Reagan, um menina esquisitona que aparentemente tem vários namorados mas que depois se mostra ser uma ótima amiga, Levi, um dos namorados da amiga de quarto de Cath, que parece estar sempre flertando com ela , mesmo que a mesma não tenha certeza, afinal é horrível com essas coisas de menina-menino. Também tem Nick, um menino da aula de Escrita da Ficção na qual Cath está inscrita e que parece ter um interesse em especial pela menina e pela sua escrita.

Aos poucos Cath se acostuma com a rotina da faculdade mas desespera-se ao perceber que sua irmã está se perdendo nesse mundo de festas de fraternidade, bebidas e garotos. A garota ainda tem que lidar com o lançamento do próximo e ultimo volume da saga do Simon Snow e que ela tem poucas semanas para terminar a sua fanfic, Vá em frente, Simon, na qual ela tem milhares de leitores. Na verdade Cath é uma celebridade no mundo das fanfics sobre Snow, ela tem milhares de cliques por dia , comentários para responder e ela precisa terminar essa história antes que o livro seja lançado e a historia dos magos esteja terminada para sempre, Cath tem que dar aos seus leitores o seu final, o desfecho que ela acha que seja justo o bastante para todos os seus personagens preferidos, antes que a autora acabe com o seu mundo mágico.

“ – Por que escrevemos ficção? –perguntou a professora.
Cath fitou novamente o notebook.
Pra desaparecer.”

Achei o livro todo muito legal e fofo! Me identifiquei muito com a Cath, afinal adoro ficar em casa lendo ou vendo algum filme do que ir à festas. O livro não é perfeito, queria que o problema com a mãe das gêmeas e o relacionamento da Cath com o Levi fossem tópicos mais desenvolvidos do que realmente foram. Em alguns pontos a dinâmica do livro é bem agitada e em outros lenta, mas não ao ponto de você querer largar a leitura, a autora soube dosar bem o fluxo de emoções contidos nas páginas.
O Levi é um fofo, príncipe encantado contemporâneo, ele é daqueles personagens que você tem vontade de morder :3, mesmo quando ele está sendo irritante ele é perfeito <3



“ – Tá bom.
-Tá bom?
Tá bom. – Ela deu meia volta e destrancou a porta. – Pode entrar. [...]
- Tá bom. – disse ele. Ela ouviu o comecinho de um sorriso na voz dele – um feto de sorriso – que quase a matou;”

A Cath também é uma coisa fofa mas é  lerda na maior parte do tempo, em alguns  momentos da leitura  eu tinha vontade de estapear a menina para ver e ela pegava no tranco kk’ . A relação dela com a escrita também é bastante interessante, ela usa como uma válvula de escape, o mundo de Simon Snow é o refúgio dela, sua zona de conforto, e é muito interessante você observar as reações dela quanto a esse mundo.

“ Era por isso que Cath escrevia as histórias. Para ter esses momentos em que o mundo deles suplantava o mundo real. Quando ela podia simplesmente cavalgar nos sentimentos deles como uma onda, como algo flutuando morro abaixo.”

Queria que  final tivesse sido diferente, fiquei com a sensação de que algo ficou faltando, um desfecho mais elaborado talvez.Não tenho muito mais o que falar para vocês, só que eu adorei FanGirl, recomendo para todo mundo, principalmente para quem está querendo uma leitura leve e engraçada.

Mesmo com os pequenos probleminhas que eu achei dei 5 gatinhos para o livro *-----*


Quem aí já leu esse? Deixe nos comentários a sua opinião!
Até mais, beijos ;*
Luh

8 comentários:

  1. Amei o blog, se você conseguir poderia me dizer quais são as páginas dessas frases? Li o livro a muito tempo e não lembro e gostaria de marcá-las! Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claro que posso, são as páginas: 27, 263, 96 (na ordem das frases).
      Beijos

      Excluir
  2. Eu nunca tinha ouvido falar nesse livro, mas sua resenha me fez ficar bem interessada na história. Quando tiver tempo irei comprar para ler.

    Beijos!
    http://coisasdegabiz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode comprar Gabi, você não vai se arrepender!
      Beijos

      Excluir
  3. Opa, eu não conhecia esse livro, mas adorei ficar sabendo mais sobre ele, sua resenha ficou ótima!! :D
    Gostei especialmente dos quotes do livro!!
    Beijos, Lerissa K. :D
    lerissakunzler.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii,
      que bem que você gostou da resenha! Esse livro tem vários quotes legais, quase não consegui me decidir!
      Beijos

      Excluir
  4. Sou doida para ler esse livro. Pena que ainda tenho vários outros na lista de prioridades. Mas vou fazer um esforço para conseguir ler Fangirl até o fim do verão.

    Beijos
    leitoresforever.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O livro é muito bom, eu consegui ler bem rápido, quem sabe você não consegue ler ele em uma tarde ou duas, sei que não vai se arrepender!

      Beijos

      Excluir