domingo, 17 de agosto de 2014

[Resenha] Livro 01 - Divergente - Veronica Roth

 Olá pessoal, tudo bom?
A resenha de hoje é de Divergente da Veronica Roth. Vamos lá!

Autor (a): Veronica Roth
Editora: Rocco
Páginas: 500
Ano: 2012
Sinopse: “Numa Chicago futurista, a sociedade se divide em cinco facções – Abnegação, Amizade, Audácia, Franqueza e Erudição – e não pertencer a nenhuma facção é como ser invisível. Beatrice cresceu na Abnegação, mas o teste de aptidão por que passam todos os jovens aos 16 anos, numa grande cerimônia de iniciação que determina a que grupo querem se unir para passar o resto de suas vidas, revela que ela é, na verdade, uma divergente, não respondendo às simulações conforme o previsto. A jovem deve então decidir entre ficar com sua família ou ser quem ela realmente é. E acaba fazendo uma escolha que surpreende a todos, inclusive a ela mesma, e que terá desdobramentos sobre sua vida, seu coração e até mesmo sobre a sociedade supostamente ideal em que vive. 

“Há uma certa sensação de poder em controlar algo que pode causar tanta destruição, ou em controlar qualquer coisa, na realidade.
Talvez este seja realmente o meu lugar”

Beatrice nasceu na abnegação, facção que defende o altruísmo e a bondade acima de tudo. Mas Tris, como ela vai passar a se chamar mais tarde, nunca foi altruísta o suficiente, ela sempre soube que não se encaixava onde nasceu e que quando chegasse aos 16 anos, no dia da iniciação ela vai ter que escolher  o seu lugar na sociedade em que vive. Para o resto da vida. Em seu teste de aptidão, que deveria ser um guia, uma ajuda de onde ela se encaixaria, falhou. O teste deu que ela se encaixaria em mais de uma facção e por isso ela é uma divergente. Divergentes são “proibidos” na sociedade, são classificados como incontroláveis por terem mais de uma habilidade e nunca ninguém saber qual vai ser o seu comportamento ou sua próxima atitude. Felizmente, ninguém vai descobrir o que ela é, por enquanto.
Agora Beatrice tem uma escolha difícil a fazer, abandonar seus pais e seu irmão e fazer parte do grupo que sempre quis mas estar sempre correndo o risco de descobrirem sua condição ou continuar com a sua família, estar sempre segura mas infeliz? Tris toma uma decisão que surpreende a todos inclusive a ela mesma que nunca imaginou ter coragem o suficiente para isso, mesmo sendo um de seus desejos mais profundos.

“ ... e talvez apenas a escolha entre uma das duas facções já seja uma comprovação de onde eu pertenço. Amanhã, essas duas qualidades se enfrentarão dentro de mim, e apenas uma poderá vencer.”

Sim, ela muda de facção (mas não vou falar para qual, vai ser spoiler demais) e quando chega à sede de seu novo lar e passa pelo primeiro “teste” ela muda seu nome para Tris. Ela está pronta para a sua nova vida. Mas não vai ser assim tão fácil,  entrar para a facção que escolheu, ela vai passar por diversos testes para provar que ela tem as habilidades necessárias para pertencer ao lugar que quer. Em paralelo à isso, Tris vai acabar descobrindo que nem tudo é o que parece ser e vai ter que lidar com o surgimento de novos sentimentos que na Abnegação, sua antiga facção, ela não poderia demonstrar nem falar sobre e tudo isso tem a ver com Four/Quatro, o instrutor sexy que parece ter vários humores e formas de se comportar quando se trata de seu relacionamento com Tris.

“De repente, percebo o que está me deixando tonta É ele. Algo nele faz com que me sinta prestes a despencar. Ou derreter. Ou arder em chamas.”


Divergente, é um dos meus livros preferidos tanto da série como no geral. Obviamente eu fiquei apaixonada por Four/Quatro ( não gostei de traduzirem o nome, para mim ficou estranho), ele é tão bonito e envolvente que não tem como você terminar essa leitura sem querer se tornar a Sra. Four ;)
Um dos elementos que eu mais gostei em todos os livros são as simulações de seus medos para ver como você age e situações de stress. Gosto muito mais de pressões psicológicas do que físicas e as reações individuais nos testes são incríveis, como uma pessoa é afetada e outra não. As cenas de ação também são muito bem escritas e em nenhum momento eu fiquei perdida no que estava acontecendo, o que é bastante fácil de acontecer, geralmente não entendo nada de cenas de ação em livros. Não gostei muito da Beatrice e nem do começo da Tris, ela faz muito drama e complica até as coisas mais fáceis mas conforme Tris amadurece e evolui na história isso melhora, não completamente, e fica muito mais agradável conviver na cabeça dela já que o livro é narrado em 1ª pessoa. Em geral, recomendo o livro a todos, principalmente se você gosta de bastante ação com uma pitada de romance.

Espero que tenham gostado, não esqueçam de comentar!
Até mais, beijos ;*


8 comentários:

  1. Não tem como não se apaixonar pelo Four! E o ator que o interpreta no filme superou todas as minhas expectativas!
    Beijos!
    http://asassecretas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Li este livro na época do lançamento, eu via tanta empolgação das pessoas que acabei lendo.
    Me decepcionei um pouco, mas a culpa foi toda minha, pois criei uma expectativa enorme por causa das pessoas apaixonadas que só falavam nele.
    Tenho o segundo livro da trilogia, mas ainda não tive coragem de ler, acho que só o farei depois de ter o último na estante também, para não sofrer por falta de informações kkk

    bjs
    http://www.confraria-cultural.com/

    ResponderExcluir
  3. Oi Luuh, tudo certo?
    Então eu estou com Divergente na minha estante, mas ainda anão li, vou esperar dar uma esvaziada na fila e eu começo a ler, haha.
    Adorei sua resenha e seu blog, que por sinal já estou seguindo!
    Abraços e que a força esteja com você!
    http://www.paradageek.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii,
      leia sim, tenho certeza que você não vai se arrepender!
      Que bom que gostou do blog,, fico feliz com isso!
      Abraços

      Excluir
  4. AMOOOOOR EXTREMO POR ESSA TRILOGIA !
    Ótima resenha... Parabéns
    Beijos

    Letícia Giollo
    http://louca-por-livros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Gostei da sua resenha. Divergente e Insurgente estão na lista dos meus favoritos, mas Convergente é decepcionante... Esperava bem mais. Uma das minhas partes favoritas também foi as várias simulações do medo e os testes de aptidão. Viajei muito nessas cenas.
    P.S: Já estou seguindo o blog e curti a página do Facebook. Convido-a a também conhecer o meu blog: :)
    http://blogityours.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você gostou da resenha. Convergente não foi tão decepcionante pois li a trilogia depois de todos lançados então minha expectativa não estava tão alta, mas mesmo assim o último volume não foi dos melhores.
      Os testes com certeza são os melhores.

      Excluir
  6. Nossa li o livro e gostei , e tenho que concordar com cada palavra que disse ele é um dos meus favoritos porem tem alguns fatores que também me deixa meio perturbada ... Ameii o seu Blog já me inscrevi :))) !!Beijoooo
    http://www.serendyzworld.blospot.com.br

    ResponderExcluir