domingo, 10 de agosto de 2014

[Resenha] Eleanor & Park - Rainbow Rowell

Olá pessoal, como vocês estão?

Hoje vim aqui conversar com vocês sobre um dos livros mais fofos e perfeitos da minha vida! Vamos falar sobre Eleanor & Park <3

Autor (a): Rainbow Rowell
Editora: Novo Século
Páginas: 325
Quantas estrelas eu dei: ****

Sinopse: “Eleanor & Park é engraçado, triste, sarcástico, sincero e, acima de tudo, geek. Os personagens que dão título ao livro são dois jovens vizinhos de dezesseis anos. Park, descendente de coreanos e apaixonado por música e quadrinhos, não chega exatamente a ser popular, mas consegue não ser incomodado pelos colegas de escola. Eleanor, ruiva, sempre vestida com roupas estranhas e “grande” (ela pensa em si própria como gorda), é a filha mais velha de uma problemática família. Os dois se encontram no ônibus escolar todos os dias. Apesar de uma certa relutância no início, começam a conversar, enquanto dividem os quadrinhos de X-Men e Watchmen. E nem a tiração de sarro dos amigos e a desaprovação da família impede que Eleanor e Park se apaixonem, ao som de The Cure e Smiths. Esta é uma história sobre o primeiro amor, sobre como ele é invariavelmente intenso e quase sempre fadado a quebrar corações. Um amor que faz você se sentir desesperado e esperançoso ao mesmo tempo.

Park tentava a todo custo passar desapercebido no ônibus da escola, ele até conseguia mas a música alta em seus fones nunca conseguiam abafar o som dos adolescentes ao seu redor. Em um dia como outro qualquer surge uma garota nova no ônibus, ela é ruiva, com roupas estranhas e maiores do que realmente precisa e Park logo se vê em um dilema: o banco onde se senta é apenas para si, um direito que ele conquistou, deveria ele dividir com a garota nova e correr o risco de ser zoado pelo resto do colegial ou deixar a garota estranha arrumar seu próprio lugar e ficar sendo motivo de chacota? Ele decide arriscar.
Eleanor, a garota misteriosa, é a filha mais velha de vários irmãos e odeia morar com a família, principalmente por causa de seu padrasto, ele é um pesadelo. No seu primeiro dia de escola ela se sente aliviada quando o garoto coreano, estranho mas bonitinho deixa ela se sentar ao seu lado no ônibus da escola, evitando que façam mais piadas das roupas, ou cabelo dela. Ao longo dos dias, com um silencio interminável entre os dois, ela se pega lendo os quadrinhos de Park sem que ele perceba. Park está cada vez mais intrigado com Eleanor, o por que das roupas e cabelo desleixados? Como ela pode ser tão boa em inglês? Quando ele percebe que ela está tentando ler os seus quadrinhos ele tenta uma aproximação. Park começa a emprestar pilhas de quadrinhos para Eleanor, e eles quase não se falam ainda, e entres gibis, fitas de rock e pouca conversa nasce uma linda história de amor mas sem ser clichê.
Foi exatamente isso que mais me agradou nesse livro: ele não é nada clichê. Não é uma história sobre uma garota linda que se acha acima do peso e é totalmente insegura, e nem sobre o garoto mais lindo da escola que se apaixona pela menina nova que todos acham esquisita. Eleanor é sim esquisita ao seu modo e ao longo da história percebemos o por que disso, e tudo acaba nos surpreendendo, a leitura se torna agradável, juro que já estou cansada dos clichês. Park é mestiço e conquistou o direito de ser respeitado, mas isso não quer dizer que não façam piadas de mal gosto quando ele começa a se aproximar de Eleanor. O casal apesar de nada convencional (graças à Deus) tem uma sintonia tão perfeita, que eles são perfeitos, pelo menos um para o outro.
Eleanor & Park me conquistou desde do primeiro capítulo, a autora alterna entre os dois personagens, e de muitos momentos você tem a perspectiva dos dois o que tornou a leitura dinâmica e atraente. Eu só não dei cinco estrelas para o livro porque eu não gostei muito do final, esperava outro tipo de problemas e outras resoluções mas de resto eu recomendo a história para todos.

Bom pessoal, por hoje é isso.
Espero que tenham gostado, não esqueçam de comentar!
Até mais, beijos ;*




3 comentários:

  1. deve ser um livro bem fofinho, a começar da capa...
    gosto de casais não-convencionais, e mesmo percebendo que o livro é voltado para o público adolescente, acho que eu iria gostar da leitura. Ela flui fácil, não é? ^^
    pena que o final não te agradou muito, mas isso é bem pessoal, pode ser que pra mim seja bacana :D
    bjs
    http://torporniilista.blogspot.com.br/2014/08/resenha-do-mes-julho-os-homens-que-nao.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O livro flui de uma forma incrível, você não vai se arrepender!!
      Tomara que você goste do final.
      beijos

      Excluir
  2. Oi, Luh!
    Já retribuí! Seu blog é muito fofo!
    Valeu!
    Beijo!

    ResponderExcluir